A cerclagem: o que é?

É uma pequena operação que é efetuada no princípio da gravidez, para manter o colo do útero bem fechado, nos casos em que tenda a dilatar-se antes do tempo.


Antes da 38a semana de gravidez, o colo do útero (a parte inferior do útero) deve permanecer bem fechado. Se, pelo contrário, iniciar a dilatar-se precocemente, o ginecologista pode decidir de o “reforçar” submetendo-a a uma simples intervenção cirúrgica, para evitar o risco de parto prematuroa cerclagem.

A cerclagem uterina é efetuada no hospital, em anestesia geral ou local, não antes da 12a semana e, em geral, não depois da 24a semana. A operação é simples e dura, 15 minutos aproximadamente: o especialista introduz uma espécie de “fita” de, cerca 5 milímetros de largura, em vários pontos, através da espessura do colo do útero e depois aperta-a, para impedir que a dilatação ocorra. Essa fita é retirada, sempre pelo ginecologista (mas sem hospitalização nem anestesia) umas duas semanas antes da data prevista para o parto. A cerclagem deve garantir a retenção perfeita do colo do útero e permitir à futura mãe conduzir uma vida normal.
Mas depois da remoção, geralmente, o ginecologista recomenda um período de repouso, para prevenir riscos e levar a termo a gravidez. 
Loading
Loading